Pesquisadores dos EUA revelaram como publicações influenciam as emoções dos usuários do Facebook
Calor, trabalho, solidão na sexta-feira à noite, trânsito e problemas com determinado prestador de serviço: não faltam motivos para os usuários das redes sociais compartilharem reclamações. Mas cuidado, na próxima vez em que decidir expor ao mundo seu mau humor, tenha consciência de que ele pode afetar as outras pessoas.
É o que defendem pesquisadores dos Estados Unidos que analisaram bilhões de atualizações de perfis do Facebook. Eles descobriram que posts negativos possuem um efeito dominó na rede, estimulando outras publicações desse tipo.
De acordo com o jornal The Guardian, os resultados são se restringem a emoções ruins. Quando usuários mostram mensagens consideradas felizes, elas também se espalham. E mais: o efeito é ainda maior.
Posts negativos possuem um efeito dominó na rede: "As pessoas não estão apenas escolhendo outros com quem se associar, mas realmente fazendo com que as expressões emocionais de seus amigos mudem", diz James Fowler, professor de medicina genética e ciências políticas na Universidade da Califórnia, em San Diego.
Os cientistas já conheciam esse poder emocional entre amigos na vida real. Mas até então, eles não sabiam que toda essa influência também se manifestava online. O programa que estudou os posts considerou mensagens em inglês de janeiro de 2009 até março de 2012.
Os pesquisadores notaram que quando chovia, por exemplo, posts negativos aumentavam 1.16%, enquanto os positivos caiam 1.19%. Cada texto negativo costuma gerar outros 1,29 textos com esse mesmo teor. Já os positivos engajam outros 1,75.
Fonte
0 comentários:
Postar um comentário