15 de março de 2014

Dia Mundial da Saúde 2014: Pequena Mordida, Grande Ameaça

Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril de cada ano para comemorar o aniversário da fundação da OMS em 1948. A cada ano um tema é selecionado, que destaca uma área prioritária de saúde pública. O Dia em que oferece uma oportunidade para os indivíduos em cada comunidade a se envolver em atividades que podem levar a uma melhor saúde.

O tema para 2014 é de doenças transmitidas por vetores.


O que são vetores e doenças transmitidas por vetores?

Vetores são organismos que transmitem patógenos e parasitas de uma pessoa infectada (ou animal) para outro. Doenças transmitidas por vetores são doenças causadas por esses patógenos e parasitas em populações humanas. Eles são mais comumente encontrados em áreas tropicais e locais onde o acesso aos sistemas de água potável e saneamento é problemático.

A doença transmitida por vetor mais mortal, malária, causou um número estimado de 660 000 mortes em 2010. A maioria destes eram crianças africanas. No entanto, doenças transmitidas por vetores do mundo que mais cresce é a dengue, com um aumento de 30 vezes na incidência da doença nos últimos 50 anos. A globalização do comércio e dos desafios de viagens e ambientais, tais como as alterações climáticas e a urbanização estão a ter um impacto sobre a transmissão de doenças transmitidas por vetores, e fazendo com que sua aparência em países onde antes eram desconhecidas.

Nos últimos anos, novos compromissos de ministérios da saúde, iniciativas de saúde regionais e globais - com o apoio de fundações, organizações não-governamentais, o setor privado ea comunidade científica - têm ajudado a reduzir as taxas de incidência e de mortalidade de algumas doenças transmitidas por vetores.

Dia Mundial da Saúde 2014 vai destacar alguns dos vectores mais comumente conhecidos - como mosquitos, flebotomíneos, insetos, carrapatos e caramujos - responsáveis ​​pela transmissão de uma ampla gama de parasitas e patógenos que atacam seres humanos ou animais. Os mosquitos, por exemplo, não só transmitir a malária e dengue, mas também a filariose linfática, chikungunya, encefalite japonesa e febre amarela.


Objetivo: melhor proteção contra doenças transmitidas por vetores

A campanha tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a ameaça representada por vetores e doenças transmitidas por vetores e estimular as famílias e comunidades a tomar medidas para se proteger. Um elemento central da campanha será a de proporcionar às comunidades com a informação. Como as doenças transmitidas por vetores começam a se espalhar para além das suas fronteiras tradicionais, a ação precisa ser ampliado para além dos países onde essas doenças atualmente prosperam.

Mais amplamente, a campanha aponta para o seguinte:

famílias que vivem em áreas onde as doenças são transmitidas por vetores saber como se proteger;
viajantes sabem como se proteger de vetores e doenças transmitidas por vetores, quando viajam para países onde estes representam uma ameaça à saúde; em países onde as doenças transmitidas por vetores são um problema de saúde pública, os ministérios da saúde colocar em prática medidas para melhorar a proteção das suas populações, e em países onde as doenças transmitidas por vetores são uma ameaça emergente, as autoridades de saúde trabalham com autoridades ambientais e relevantes localmente e nos países vizinhos para melhorar a vigilância integrada de vetores e tomar medidas para evitar a sua proliferação.


Fonte: Organização Mundial da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário